Dicas/Flagras

Como escolher os pneus mais adequados para seu carro?

Os pneus de um veículo são um dos itens que mais sofrem com danos devido ao funcionamento e provavelmente são os mais trocados pelos motoristas. Por ser o elemento que está sobre constante contato com o asfalto, é extremamente comum que os pneus tenham algum problema ao passar por buracos, atropelar objetos como pregos ou até mesmo correr pelo desgaste excessivo do atrito.

Quando a reposição é necessária, o motorista deve saber exatamente qual será o novo modelo de pneu que deve ser comprado para fazer a troca. Caso a mercadoria seja diferente da ideal para o tipo de veículo, problemas podem ocorrer como o desgaste fora da borracha em níveis fora da curva até acidentes graves.

Identificando o modelo do pneu

A primeira coisa que deve ser feita para se escolher o melhor pneu para o seu carro é identificar quais as especificações corretas que o carro necessita. Está informação pode estar tanto no pneu vindo de fábrica, quanto no manual do veículo.

Deve-se seguir as indicações feitas pelo tipo do carro, afinal existem veículos mais pesados que precisam de pneus mais robustos e também automóveis mais rápidos que requerem modelos mais resistentes ao calor e atrito.

No caso da verificação do tipo de pneu através da numeração do modelo original, vindo de fábrica, é preciso ter o conhecimento do significado da representação total do código.

Para exemplificar melhor, o iremos usar um código 175/ 70 R 13 82 T.

  • Indicação de largura

O número 175 do código de exemplo, é referente a largura em milímetros.

  • Indicação de Série

Já parte que possui a numeração de 70 é uma indicação sobre o percentual de altura e largura do aparelho.

  • Tipo do Pneu

O R do código é referente ao tipo de construção de pneu, sendo que existem mais outros dois que podem ser encontrados no mercado. O R é Radial, já os outros são D (diagonal) e B (cinturado).

  • Tipo de Raio

O valor do raio exigido pelo veículo será encontrado na área numeração após o tipo de construção, sendo que no exemplo ele tem o valor 13.

  • Valor de carga suportada

O 82, no exemplo, está indicando o valor que o pneu pode suportar. Para ficar melhor explicado, o veículo com maior capacidade de carga como as picapes precisa de pneus com uma numeração maior. A numeração é só uma indicação, sendo preciso buscar qual o valor em uma tabela pré-determinada.

  • Valor da velocidade máxima suportada

A última letra do número de exemplo é a indicação da velocidade máxima que o pneu pode suportar. Existe uma tabela que pré-define esses valores, transportando-o para a velocidade indicada. Abaixo será possível encontrar os números exatos:

Códigos de velocidade para o pneu

N – 140 Km/h

P – 150 Km/h

Q – 160 Km/h

R – 170 Km/h

S – 180 Km/h

T – 190 Km/h

U – 200 Km/h

H – 210 Km/h

V – 240 Km/h

VR – 210 a 240 Km/h

ZR – acima de 240 Km/h

W – 270 Km/h

Y – 300 Km/h