Dicas/Flagras

Como escolher pneus mistos?

Pneus mistos e SUVs sempre foram uma união perfeita, ainda mais para motoristas que adoram rodar em estradas mais aventureiras, mas não conseguem deixar de andar pelas cidades nos dias comuns. A melhor opção para a transição entre os dois terrenos é o pneu misto.

Falando em SUV e consequentemente em crossovers, é impossível negar que esses carros estão em alta no mercado. Todo mundo deseja ter um Toro ou um HR-V da vida, grandes veículos e potencial para rodar tanto nas cidades quanto nas estradas de barro.

Os grandes veículos usam, geralmente, pneus mistos e estes estão cada vez mais frequentes. Mas como escolher um pneu misto? Eles são boa opção para outros tipos de veículos? Essas perguntas serão resolvidas no artigo de hoje.

Quando escolher um pneu misto?

Os carros de passeio, como o Gol ou o Onix, são os mais comuns nas cidades brasileiras. Estes geralmente usam pneus chamados de “tradicionais”, eles possuem fissuras menores e promovem um melhor desempenho em asfalto liso.

No caso dos SUVs e crossovers, a situação muda um pouco. Além de serem carros mais esportivos e robustos, eles tendem a ser usados por pessoas mais aventureiras, que gostam de rodar na terra em alguns fins de semana.

A melhor situação para se ter um pneu misto é quando você tem um carro que ande regularmente na cidade, mas que não abdique dos fins de semana em áreas como florestas, zonas rurais, etc.

Como escolher os pneus mistos?

A primeira coisa que se deve fazer ao ter de comprar um pneu é avaliar o manual do carro para saber quais são as melhores configurações para ele. Assim é possível garantir a manutenção da segurança e também do desempenho do veículo.

Se o carro roda mais em áreas rurais, procure modelos de pneus que se aproximem do off-road, estes que possuem “sulcos” mais separados e promovem uma tração mais eficiente.

Caso a situação seja a de rodagens mais frequentes nas cidades, percursos asfaltados, a opção dos pneus com sulcos menores é melhor. Além de manter as características mistas, o carro terá melhor desempenho e menor consumo por exigir menos do motor.