Dicas/Flagras

Dicas para comprar um carro zero

Depois de pensar em ter uma casa ou apartamento, a segunda maior escolha dos brasileiros é comprar um carro pensando em seu futuro. São motivos justos, até porque um automóvel pode trazer mais segurança, conforto e comodidade.

Contudo, é muito importante que você saiba escolher qual o melhor carro de acordo com suas dependências.  E o fato de optar por um carro novo torna essa decisão ainda mais perigosa, tornando um sonho de consumo em um pesadelo.

Maiores erros cometidos por quem vai comprar um carro novo

Antes de passar as dicas, vamos nos direcionar para os grandes erros cometidos. Sabendo desses erros, você pode evitá-los e realizar uma compra mais sucedida.

Primeiramente, o mais essencial: o planejamento. Antes de mais nada, é importante que você tenha o controle da situação e a melhor forma de tê-lo é sabendo qual tipo de carro é o melhor para o seu modelo de vida. Levando em conta que se você tem uma família grande, certamente um hatch compacto não é a melhor opção.

Além disso, é mais que do que necessário que tenha noção das suas limitações financeiras. É lindo ter um carro de alto nível, mas não é tão maravilhoso não poder pagá-lo. Por isso, os especialistas recomendam que TODOS os seus investimentos – não só se tratando da compra de um carro – não ultrapasse 30% da sua renda mensal.

Falando em gasto mensal, outro ponto é a questão do dinheiro que a gente gasta com o carro além do financiamento em si. Estamos falando do combustível, que é um investimento diário, mas também de algumas contribuições obrigatórias, como o IPVA, um possível e aconselhável seguro, e as manutenções e revisões do veículo. Não se esqueça de colocar esses gastos no papel na hora de planejar.

Grandes dicas para comprar seu carro

Outro grande acerto na hora de comprar um carro novo, é ter muita paciência para fazer longas pesquisas, ou acabamos escolhendo a primeira opção de financiamento por ficar desestimulados de abrir mão de uma negociação, visto que os vendedores estão sempre martelando em nossa cabeça. É hora de pechinchar!

É importante que você visite as lojas sempre no fim do mês, pois é a época em que mais oferecem promoções.

Ainda sobre os vendedores, eles sempre tentam empurrar goela abaixo um monte de produtos e especificidades que não vamos precisar. Se atente apenas para o que for necessário e para não ser tapeado com a famosa taxa zero – que na verdade é recheada de taxas implícitas como a Taxa de Cadastro (TC) para iniciar um relacionamento com o banco. Por isso, exija o Custo Efetivo Total (CET), um documento que detalha todos os valores que serão cobrados na compra do seu veículo.

Para finalizar, quando falamos sobre ter o carro do momento, não excluímos essa possibilidade. Se ele cabe no seu orçamento, pode ir sem medo de errar. Mas se não for o caso, optar pelo que está saindo de linha também não é o fim do mundo. É sempre bom lembrar que um carro não se torna inutilizável da noite pro dia.  E como seu investimento é em um carro zero km, pode tirar da cabeça essa ideia de estar comprando uma velharia.