Notícias

Diferenças entre assistência e seguro auto?

Você sabe a diferença entre a assistência e o seguro oferecido pelas seguradoras de veículos? Muitos brasileiros não conhecem essa diferença e acabam achando que estão contratando um pacote de serviço quando, na verdade, estão contratando algo bem menor ou maior do que suas necessidades.

É muito importante que você tenha esse conhecimento, porque é cada vez mais comum que as gente se afaste de assuntos como esses e não tenhamos noção nenhuma do processo. Logo, acabamos dependendo de pessoas e empresas que nem sempre agem pro nosso bem-estar e comodidade.

Assistência x cobertura

A assistência é como um ombro-amigo. Ela está lá para quando você tiver problemas, mas problemas básicos, que muitas vezes podem solucionados por um amigo da área ou que podem precisar de uma oficina. Como por exemplo a troca de um pneu, o reparo em um retrovisor e a troca da bateria do seu carro.

Para você não ficar desesperado com o fato de botar a mão no bolso, essa assistência de muita importância. No geral, melhor prevenir do que remediar!

Já a cobertura é algo mais forte. Em alguns contratos, há a possibilidade de indenização ao cliente em caso de incêndio do carro, um alagamento, um acidente ou até mesmo a perda total do veículo. A cobertura também pode ser associada ao casos de roubo ou furto. Esse é aquele que não pode faltar!

Praticidade através dos aplicativos

Atualmente, as seguradoras têm utilizado muito de seus aplicativos para poder aproximar o cliente e garantir mais segurança ao seu serviço. O aplicativo da Youse, por exemplo, apresenta diversas funções para que a comodidade esteja na palma da sua mão.

Após se cadastrar com seus dados, você pode começar a simulação pro seguro do seu carro. Você pode ir selecionar o tipo de serviço que gostaria que fosse adicionado ao seu contrato e ele vai te informando o preço que deve ficar no total do seu seguro.

A contratação do seguro online torna mais prática a construção de um contrato de seguro pro seu automóvel. Eles oferecem também a negociação por franquia, onde você pode colocar um valor mais próximo do seu orçamento. Nesse caso, as funções de seu seguro são definidas automaticamente. É como se fosse um combo fornecido pelas operadoras de internet e telefonia.

É possível que você acione a sua seguradora através desses aplicativos e que cobre seus direitos se for necessário – por exemplo, a solicitação de um carro reserva enquanto o seu está na oficina. É sempre importante lembrar que todos os casos em que você for acionar sua seguradora, ela irá investigar para que não haja nenhuma situações fraudadas e para que confirme seus direitos.

Ok! E como funciona isso tudo na prática?

Você acionou sua seguradora e ela logo deu o OK para encaminhar seu carro para a oficina. A partir de agora seu caso passa a ser tratado como “sinistro”. E é aí que você recebe aqueles direitos que você adquiriu no seu contrato com a seguradora.