Dicas/Flagras

Higienização do ar condicionado – Sinais que mostra que devem ser feito!

O Brasil é um país tropical que necessita de carros que possuam ar condicionado para afastar o forte calor nos períodos de verão, em algumas cidades até na estação do inverno. O motorista pode usar o ar também para diminuir o efeito embaçante dos dias de chuva.

São muitos os benefícios de se ter um ar condicionado no carro, porém é preciso estar atento com a higienização deste acessório. O acúmulo de poeira no sistema de ar é prejudicial à saúde, causando desde alergias leves até doenças mais graves.

A higienização do ar do carro deve ser feita periodicamente

Você leva o seu veículo para a revisão quantas vezes por ano? Ela é feita de 3 em 3 meses, ou em períodos maiores? Essas perguntas são essenciais para saber quando a higienização do ar condicionado será feita.

Não há uma quilometragem exata para fazer a limpeza ou a troca dos filtros, mas é através da revisão que se pode avaliar o estado do sistema que refrigera a cabine de passageiros.

Há quem indique que a limpeza seja feita a cada 30 mil km, porém se o ar for usado de forma intensa ou nunca for utilizado, esse valor pode diminuir ou aumentar. Tudo depende do perfil do motorista.

A revisão é necessária para evitar que o ar condicionado pare de funcionar ou perca eficiência. Quando ele começa a dar sinais de falha, o tempo sem higienização é grande e talvez só ela não seja suficiente.

Quais sinais mostram a necessidade da higienização?

A dica é evitar que os sinais apareçam, porém é preciso reconhecer o que o carro está falando ao motorista para evitar que os problemas se agravem. A mensagem mais recorrente da necessidade da higienização é a perda de desempenho, ou seja, o ar gela menos do que o habitual.

O alto despejo de poeira vindo das áreas que liberam o ar na cabine também pode ser considerado um sinal de que os filtros precisam ser limpos, ou até trocados.

Em casos mais graves o ar condicionado pode até parar de funcionar. Com o acúmulo de poeira, o sistema precisa de mais energia e isso sobrecarrega o aparelho até que ele finalmente pare de vez.