Avaliações

Honda SH 300i – Teste

A algum tempo o mercado de scooter vem sendo valorizado em território brasileiro. Devido a alguns fatores, esse modelo de motocicleta vem sendo muito explorado pelas montadoras estrangeiras e nacionais, sendo possível encontrar no topo das vendas a Dafra.

A Honda, em 2016, resolveu importar um modelo que há anos já faz sucesso na Europa. O Honda SH 300i era tudo o que faltava para a empresa japonesa finalmente competir de igual para igual no mercado de scooters de maior porte, como as 300i e 400i.

Tratada como um produto Premium e de alta qualidade, a Honda apresentou seu modelo com custos um pouco mais elevados do que os da principal concorrente. A vantagem da marca é justamente o nome que ela possui no mercado e também o fato de ser um produto de alta qualidade.

Desempenho do motor

A Honda SH 300i é uma moto que possui 379,1 cc e pode atingir uma capacidade máxima de potência de 24,9 cv a 7.500 rpm. Esse é um bom desempenho para a categoria, ainda mais se for adicionado a força de torque que é atingida de forma rápida, a 5.000 rpm, sendo ela de 2,59 kgfm.

O modelo da montadora japonesa é um veículo muito bom para quem deseja conforto ao dirigir, não só pelo formato da scooter, mas também pela pouca vibração gerada pelo motor. Depois de alguns testes, é possível dizer que a SH treme apenas nas marchas lentas, o que logo termina quando o veículo começa a rodar bem.

O câmbio de transmissão automatizado (CVT) também funciona de forma plena, o que auxilia ainda mais na comodidade da scooter. O desempenho no consumo também é algo a se destacar, sendo que a moto faz 30 km por litro de gasolina.

Conforto e praticidade

As scooter trazem para o mercado de motocicletas duas coisas que não são tão exploradas pelas motos em geral. Conforto e praticidade com cargas é sempre um quesito a se avaliar para quem tem muito a levar em sues percursos. Quanto a isso, a SH 300i se adequa muito bem as necessidades de mercado.

Com um porta-capacetes, que fica abaixo do banco, de 16 litros é possível guardar o equipamento de proteção com muita facilidade. Próximo ao painel também há um porta-objetos. Quanto ao espaço para uma possível instalação de baú, a parte traseira da SH é bem avantajada e não atrapalha o motorista.

A única coisa que pode atrapalhar é o banco ser um pouco alto, atingindo uma medida de 80,5 cm do solo. Isso atrapalha a confiança de quem está guiando e pode ser uma barreira para pessoas mais baixas.

Produto “Premium” e preço de compra

A Honda considera que sua scooter de 300i é um produto Premium e o fez parecer dessa forma. O acabamento é bem detalhado e os materiais são de boa qualidade, agradando bem ao olhar. Por esse fator e também por trazer peças importadas da Europa, o preço inicial de aquisição gira em torno de R$ 20.990.