Carros

Motivos que fizeram o Agile sair de linha

A Chevrolet, depois de muito pensar e estudar o mercado automobilístico brasileiro, tal como o gosto dos seus compradores, decidiu pôr fim a um de seus modelos mais importantes, o Agile.

Chegou para a venda aos brasileiros em 2009 e foi bem recebido pelos brasileiros, em abril de 2013 já eram mais de 200.000 unidades vendidas, conseguiu em somente 3 anos vender mais que modelos de grande renome da marca, como o Omega (1992-1998) e o Monza “Tubarão” (1991-1996), mas o percentual de vendas só abaixou.

O real motivo do fim do modelo

Por mais que tenha conseguido um recorde de vendas no começo, a proporção não foi mantida, e a baixas venda não conseguia acompanhar o ritmo dos modelos concorrentes, o que fez com que a Chevrolet optasse por acabar com a fabricação do mesmo.

O gosto do brasileiro mudou a partir das inovações da concorrência, e modelos como o Volkswagen Fox, o Renault Sandero, o Ford New Fiesta e os Honda Fit e City, viram suas vendas alavancarem, enquanto o velho Agile era deixado para trás.

“Golpe” dentro da própria empresa

Outro fator que fez com que as vendas do Agile desacelerassem de modo considerável, foi o lançamento em 2012 do Onix, que foi um estouro no mercado brasileiro, e se tornou neste o principal veículo vendido pela Chevrolet.

O sucesso do Onix, que deveria simplesmente disputar com os rivais da norte-americana, acabou enfraquecendo as vendas do Agile, que perdeu os consumidores para o novo hatch da montadora. Este foi um processo que os especialistas costumam chamar de “canibalização”.

O fim da linha

Há quem diga que o principal erro da montadora estadunidense foi utilizar somente uma motorização no modelo, ao passo que os seus concorrentes já utilizam pelo menos duas. Outro ponto é o fato dele só ter recebido duas versões, mas não possuía uma versão aventureira.

Quer queira, quer não, o fato e que com as vendas em baixa, a Chevrolet retirou o Agile de linha, encerrou a importação do modelo, como era até o momento, e também excluiu ele do seu site oficial.