Motos

Nova Dafra Apache 200

A empresa brasileira Dafra está próxima de lançar um novo modelo no Salão Duas Rodas de 2017, que acontece em novembro. Muita é a expectativa sobre qual será a moto apresentada no evento que acontece em São Paulo, mas até lá o que o público e a impressa podem fazer é especular as possibilidades que existem.

Recentemente, um leitor do AutoEsporte, flagrou a moto Apache RTR 200 rodando perto da cede da Dafra em São Paulo, com uma placa de teste. Essa aparição inusitada, já que a moto não é vendida no Brasil, gerou um burburinho sobre se esse modelo será realmente comercializado em território nacional.

Duas fatores levaram a especulação a ser algo espalhada pelos veículos de impressa. A primeira delas é o fato de a Dafra comercializar um dos automóveis da família Apache, um modelo de 150 cc. O segundo fator é de que a empresa brasileira ser parceira comercial da TVS, empresa indiana que monta a RTR 200.

A Dafra não confirmou nenhuma linha de produção referente ao novo modelo da Apache, porém afirmou que lançará algo novo no evento de São Paulo.

As configurações da Apache RTR 200 na Índia

O modelo da TVS já é vendido na Índia a mais de um ano, tendo sido lançada no primeiro mês de 2016. A moto está entre uma categoria que seria considerada mediana no Brasil, sendo uma opção de desempenho superior a 150 cc e ainda assim mais barata que as 250 cc.

A Apache RTR 200 possui um visual muito esportivo, com banco bipartido e linhas bem encorpadas. Mesmo não tendo sido lançada no Brasil, muitos a consideram uma bela moto e que se chegasse em território nacional poderia render bons frutos.

O motor da Apache 200 possui 197,7 cc e uma variação de 20 a 21 cv de potência, dependendo da versão de injeção que está disponível na Índia. O modelo mais potente é equipado com injeção eletrônica (21 cv) e o outro possui um carburador para exercer a função.

A velocidade máxima que a TVS RTR 200 pode atingir é de 129 km/h, havendo a disposição do desempenho cinco marchas. O peso seco da moto é de 140 kg, sendo sua capacidade de tanque de combustível de 12 litros.

A moto ainda teria uma capacidade de cerca atingir a velocidade de 0 a 100 km/h em 12 segundos.

A defasagem da Apache 150

Especialistas consideram que a Dafra precisa de uma atualização para a versão de mercado da Apache 150, sendo que o modelo de 200 cc é um ótimo sucessor para a moto vendida no Brasil.

Ainda informativo da Associação de Fabricantes de Motos (Abraciclo), a Dafra não montou nenhum modelo da Apache 150 em 2017. Este dado só reforça que a moto será substituída por um novo modelo ainda este ano.

Fica a expectativa de que a Dafra anuncie a sua nova moto ainda em 2017, algo que só deverá acontecer entre os dias 14 e 19 de novembro, período no qual acontece o Salão Duas Rodas.