Avaliações

Renault Duster x Renault Captur – Comparativo

É impossível evitar os comparativos entre veículos que atuam na mesma categoria, ainda mais quando eles passam a ser opções de compra. A Renault, atualmente, possui dois carros irmãos que fazem parte dos SUV e buscar iguala-los é algo imprescindível para fazer a escolha certa na hora da aquisição.

O Duster, modelo mais antigo no mercado, e o Captur são ambos veículos de bom desempenho e conforto. Os dos SUVs estão na faixa de preço dos 70 mil reais, mas algumas diferenças são importantes para destacar a eficiência de ambos os veículos.

Para igualar a comparação, os carros comparados serão as versões Zen (mais barata da Captur) e Dynamique (mais cara equipado com motor 1.6).

Acessórios das versões base

Uma das primeiras coisas que os clientes buscam encontrar nos comparativos é a quantidade de acessórios de fábrica que o veículo possuí. Nesse quesito, Duster e Captur são carros bem diferentes.

Por ser um veículo que funciona como uma espécie de sucessor, o Renault Captur possui todos os itens de seu irmão mais velho e ainda acrescenta outros itens. Assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, airbags laterais, lanterna para neblina e cinto de segurança central traseiro são apenas alguns dos elementos que trazem maior segurança e conforto na direção.

Desempenho de motor

Outro quesito que deve ser avaliador é a questão do desempenho de motor, tanto no que se trata da potência atingida como nos gastos de combustível. Nessa faixa de comparação, ambos possuem o mesmo modelo de equipamento, o SCe 1.6.

O desempenho do motor Flex que dá vida aos veículos da Renault que estão sendo comparados aqui é de 120 cv quando está rodando no etanol e de 118 cv quando na gasolina. Nos dois casos de utilização de combustível o poder de torque é de 16,2 mkgf.

A câmbio de ambos os carros é o manual de 5 marchas e as igualdades param por aqui. As diferenças começam quando o Duster, mais leve, atinge uma velocidade de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, enquanto o Captur obtém 13,1 segundos nesse quesito.

O Duster também se sobressai quando se fala de economia rodando em rodovias e percursos urbanos. O veículo “mais velho” é capaz de percorrer 9,4 km/l km na cidade e 11,7 km/l na estrada. Já o Captur faz 9,3 km/l e com 12,1 km/l.

Vala ressaltar que o Duster é um carro menor que o Captur, sendo também mais leve.

Espaço interno, design e comparativo de preço

Quando ao espaço interno, mais especificamente falando do porta-malas, o Duster possui uma ligeira vantagem. O carro possui 475 litros de capacidade, 38 L a mais do que o Captur, que atinge uma capacidade máxima de 437 L.

No design, é o Captur que sai ganhando. O “irmão” mais novo é muito mais belo e apresenta traços que impressionam à primeira vista. Já o Duster é um SUV com visual comum, onde hoje apresenta mais do mesmo.

No comparativo de investimento, o Duster é um veículo mais barato, sendo a versão Dynamique saindo por um valor de R$ 73.490. Já o Zen possui o valor de compra sugerido de R$ 78.900, quantia na qual acrescenta uma série de itens de segurança e maior beleza.